O PROJETO

Desde 1997 que temos o privilégio de vivenciar diariamente os aspetos essenciais do desenvolvimento global das crianças.
Ao  assumirmos  desde  cedo  a  importância  de  uma  educação  de  qualidade, torna-se nossa responsabilidade enquanto educadores, trabalhar com as famílias de forma a construir as bases que permitirão adquirir as competências essenciais à realização pessoal de cada aluno. Consideramos o processo de ensino-aprendizagem como um agente de mudança que desenvolve capacidades e valores que permitem enfrentar os desafios do futuro com espírito criativo e empreendedor. Oferecemos um ambiente rico em recursos e estratégias diversificadas, onde o aluno pode explorar, testar, refletir e aplicar o conhecimento que construiu.O Colégio da Torre define cuidadosamente os programas e planos de atividades necessários aos objetivos propostos:
Proporcionar um ambiente seguro, tranquilo e de respeito pelas regras sociais.
Construir um espaço de aprendizagem desafiador, estimulante e propício ao crescimento e realização pessoal.
Desenvolver uma atitude positiva e de cooperação entre toda a comunidade escolar.
Manter instalações e equipamentos tecnológica e pedagogicamente actualizados que suportem as aprendizagens.
Nutrir uma atitude de contínua procura pela inovação e excelência.
Desenvolver todo o processo de ensino-aprendizagem considerando as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de cada criança na sua individualidade.

2019-02-07  (77).jpg

MISSÃO

O Colégio da Torre assume como missão inspirar a comunidade escolar na procura constante e ativa do conhecimento, promover o pensamento criativo desenvolvendo o espírito crítico num ambiente estimulante e desafiador.
O processo de ensino-aprendizagem é construído respeitando a singularidade de cada indivíduo, valorizando o trabalho cooperativo e a troca de ideias. Promovemos o autoconhecimento e a responsabilização individual e coletiva para com a Humanidade e o Futuro.

2017-09-13 1º Ciclo 2017-2018 (4).jpg

VISÃO

Cada criança é um indivíduo único com capacidades, aptidões e interesses únicos.
É nosso objetivo identificar este potencial intrínseco em cada aluno, dotando-o de um profundo conhecimento das suas próprias capacidades e características, de forma a poder utilizá-las na consolidação das aprendizagens.
Partimos do princípio que cada um de nós pensa e aprende de maneira diferente. Podendo expressar as suas capacidades cognitivas numa multiplicidade de formas.
Procuramos criar oportunidades para que os alunos demonstrem as suas capacidades, seja na área da matemática, da literacia ou nas suas competências sociais.
Pretendemos criar situações de aprendizagem cativantes e lúdicas que fortaleçam os conhecimentos em todas as áreas curriculares, permitindo a sua aplicação em diferentes contextos e sempre na perspetiva da resolução de problemas.

2017-09-14 (49).jpg

PROJETO

O Projecto Educativo do Colégio da Torre é construído com o objetivo de desenvolver e respeitar sempre o potencial único de cada aluno.
A  Teoria  das  Inteligências  Múltiplas  de  Howard  Gardner fornece a   matéria-prima para desenvolver todo o processo de ensino-aprendizagem.
Na base desta teoria está o pressuposto que todos aprendemos e pensamos distintamente e a “inteligência” de cada um pode ser expressa numa multiplicidade de formas.
Na nossa aproximação multifacetada ao ensino, utilizamos os diferentes domínios cognitivos definidos por Gardner, permitindo que cada aluno utilize as suas capacidades na exploração dos conteúdos curriculares.
Apoiamos os alunos a descobrir quais são os seus pontos fortes e de que maneira podem utilizá-los na abordagem de áreas que, pela sua natureza, constituem um desafio.